13_07_blog_chuvas_blog

Seu seguro auto cobre danos causados por chuvas e alagamentos ou outro fenômeno da natureza?

Essa é uma dúvida que a maiorias das pessoas têm na hora de contratar um seguro automóvel: o seguro cobre danos caudados por fenômenos naturais? Fenômenos naturais, são chuvas, alagamentos, raio, granizo etc. E muita gente fala, seguro não cobre danos causados pela natureza, mas isso é fake news, pois hoje em dia muitos seguros cobrem sim esses danos, é claro que existem algumas regras, e vamos falar sobre elas mais para frente.  

Muitas das vezes o seguro mais simples, não cobre qualquer desastre natural, mas existem outras categorias que englobam esse tipo desastre. O ideal é conversar com o seu corretor antes de fechar qualquer negócio. 

Quando posso acionar o seguro por um desastre natural? 

Se o seu carro sofrer danos decorrentes de ações da natureza, você pode entrar em contato com a seguradora, por exemplo: em meio a uma chuva forte a rua começa a alagar e acabando entrando água no motor do seu carro, o que o danifica. Essa é uma situação que você pode acionar o seguro. Se uma árvore cair em cima do seu veículo ou uma chuva de granizo cair e danifica-lo, também são situações em que cabem acionar o seguro.  

O Diretor da Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros) Carlos Valle diz que “o seguro cobre a imersão do veículo em água doce, mas é necessário não se expor a riscos desnecessários” 

Em quais situações de danos causados pela natureza o seguro não cobrirá? 

Sim, existem casos em que as seguradoras podem recusar o pagamento da indenização, mesmo que o seguro seu seguro inclua danos causados por fenômenos da natureza. Isso pode acontecer quando temos situações chamadas de agravamento de risco, isto é, quando o assegurado está em uma situação tranquila, mas opta por se colocar em situação de vulnerabilidade. Um exemplo: você está com carro parado na sua garagem e começa uma chuva forte que alaga a rua, você mesmo vendo o alagamento resolve sair de casa com o carro, se algo acontece com o seu carro nesse tempo, o seguro não vai cobrir, pois entende-se que você se expôs ao risco por vontade própria.  

Existem outras situações que podem não ser cobertas pelo seguro, como por exemplo danos causados por água salgada, isso porque avenidas beira-mar são passíveis de serem invadidas pela água por conta de sua localização. O mesmo pode valer para áreas que são conhecidas por sofrerem com enchentes. Mas em casos como esses, na maioria das vezes a seguradora recusa a cobertura de danos causados pela natureza, antes mesmo da contratação final da apólice. 

Gostou? Ainda tem dúvidas sobre a cobertura de desastre natural por parte da seguradora? Contate a equipe Visafran que podemos te ajudar. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

DEIXE UM COMENTARIO!

Deixe uma resposta