12_01_blog_principais dúvidas_blog

As dúvidas mais frequentes sobre seguros. Saiba mais!

É importante estar por dentro dos benefícios que os seguros podem trazer para a sua vida, para a sua família e para a sua empresa. Por isso, para facilitar o encontro de informações e o entendimento sobre alguns produtos, separamos algumas dúvidas sobre os principais seguros para que você tenha as informações necessárias para tomar a sua decisão. 

É importante entender que um dos principais objetivos do seguro, seja ele qual for, é a proteção financeira, ou seja, os seguros existem para que o seu capital investido em um bem ou na sua empresa esteja assegurado para proteger você, sua família e demais dependentes de possíveis danos que possam causar prejuízos.  

Vamos falar sobre alguns tipos de seguros e seus benefícios, continue lendo abaixo: 

Seguro de vida: 

O seguro de vida é uma modalidade de seguro que tem como principal objetivo, dar suporte financeiro para a família e outros dependentes, caso o provedor venha a falecer. Além disso, o seguro de vida também pode beneficiar o próprio assegurado, caso ele fique desamparado devido a uma doença ou acidente que o impeça de trabalhar, por exemplo.  

Qual a diferença entre seguro de vida individual e em grupo? 

A principal diferença desse seguro é que, o seguro em grupo pode ser contratado por empresas, principalmente por aquelas em que o funcionário precisa lidar com funções de alta-periculosidade, além disso, o seguro de vida em grupo torna o valor da apólice um pouco mais barato. Já o individual cobre apenas o assegurado, o que, muitas vezes, torna o benefício a ser pago aos dependentes um pouco maior. 

Por que devo contratar um Seguro de Vida? 

Essa é uma questão que muitos fazem não somente aos corretores, mas a si mesmas. A resposta é bem simples: imprevistos. 

O seguro de vida, muitas vezes, passa batido, sem sequer ser dada a devida atenção, até que um imprevisto acontece.  

Como sabemos, fatalidades podem acontecer a qualquer hora e dia. Portanto, é importante contar com a segurança oferecida por um seguro de vida. Ela justamente pode ser a solução financeira que se precisa em situações não previstas. 

Um Seguro de Vida oferece quais tipos de coberturas? 

As coberturas que são oferecidas pelo seguro de vida são umas das principais dúvidas sobre esse seguro. As garantias do seguro podem mudar em função do plano contratado. 

As apólices podem cobrir situações de morte acidental ou natural. Além disso, também podem oferecer proteção a questões de invalidez permanente total ou parcial, em decorrência de acidente ou de doenças consideradas graves. 

Dessa forma, é possível obter proteção contra: 

  • Morte; 
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente; 
  • Invalidez permanente total por acidente; 
  • Invalidez permanente por acidente majorada;
  • Invalidez funcional permanente total por doença;
  • Invalidez laborativa permanente total por doença;
  • Despesas médicas, hospitalares e odontológicas;
  • Diárias de incapacidade temporária;
  • Diárias por internação hospitalar e doenças graves. 

Seguro Auto 

O seguro auto é um dos principais e mais utilizados no Brasil, justamente pela segurança que o seguro oferece para quem tem esse tipo de bem e deseja ter mais tranquilidade para sair, viajar ou deixar o carro estacionado em algum lugar. E mais uma vez, nós voltamos a questão da imprevisibilidade, muitas vezes, nós acreditamos que algo nunca acontecerá conosco, até que um dia acontece e não existe algo a se recorrer para não arcar com o prejuízo, por isso o seguro auto é fundamental para todos que tem um carro ou uma moto e não querem sofrer com os imprevistos. 

O que é a franquia do seguro de carro? 

A franquia é um valor, que deve ser estipulado no momento da contratação do seguro. A franquia é importante, pois ela é responsável por arcar com parte dos danos ao veículo. 

Dessa forma, se você sofrer um acidente e precisar de um conserto, você deverá acionar o seguro, pagar a franquia, após isso a seguradora se encarregará do valor referente ao complemento dos danos causados. É através da franquia que seguradora e segurado dividem os custos. 

O valor da franquia é definido na apólice do seguro e o valor pode ser fixo ou percentual. É fundamental que você saiba esse valor, dessa forma, você pode mantê-lo como reserva para uma eventual emergência. Dessa forma, se houver algum sinistro, você conseguirá pagar a franquia e consertar seu carro o mais breve possível. 

O que é a perda parcial do carro? 

As seguradoras consideram perda parcial as situações em que os danos ao veículo não superam 75% do seu valor de mercado. Sendo assim, o carro ou moto pode ser consertado. 

Neste caso o assegurado deverá pagar a franquia, enquanto a seguradora deverá arcar com o restante necessário para o conserto do veículo. O valor pago pela seguradora vai direto para a oficina, mas é chamado de indenização parcial. 

O que acontece se houver perda total do carro? 

O famoso PT (perda total) somente é considerado pela seguradora quando os danos ao veículo são superiores a 75% do valor do auto. Ou seja, ele não poderá ser consertado. 

Quando a perda total é constatada, a seguradora deverá pagar a indenização integral do seguro. Normalmente, o valor pago é baseado na tabela FIPE. Sendo pago ao contratante do seguro o valor para a compra de um novo carro. Essa indenização integral também é paga quando o veículo é roubado ou furtado sem recuperação constatada. 

Seguro empresarial 

Para aqueles que possuem o seu próprio negócio, sabe que ambiente de empreendedorismo pode ser arriscado, afinal por mais cuidado que exista, imprevistos acontecem e nessa hora é bom poder contar com uma saída alternativa. Dessa forma você consegue proteger o que você conquistou, e contar com um seguro empresarial é fundamental para alcançar seus objetivos com total segurança. 

O seguro empresarial deve resguardar as empresas contra quaisquer eventualidades, que podem ser decorrentes de incêndios, desastres da natureza, roubos, furtos e outros. Dessa maneira, os empreendedores podem se precaver de possíveis prejuízos causados por esses eventos. 

É aconselhável ou não fazer seguro empresarial para empresas de pequeno porte? 

Independentemente do tamanho da empresa, é fundamental que exista um seguro empresarial para que possa amenizar o risco de acontecer um imprevisto e a empresa não ter capital o suficiente para resolver os danos. Existem diversos tipos de seguro para empresas que se adaptam aos variados modelos de negócios, dessa forma, é possível atender diferentes nichos de negócios e qualquer tamanho de empresa. 

O que é necessário levar em consideração na hora de contratar um seguro empresarial? 

Ao contratar um seguro empresarial, o principal aspecto que você precisa levar em consideração é o impacto que um determinado sinistro pode causar a sua empresa. O tamanho do seu negócio, os equipamentos e a localização, podem atuar de forma positiva ou negativa na abrangência dessa cobertura e também nos valores a serem pagos à seguradora. Porém, o corretor deverá auxiliá-lo a encontrar o modelo de cobertura mais adequada para sua empresa, de acordo com os riscos mais pertinentes. 

Quais tipos de seguros existem para empresas? 

Além do tradicional seguro empresarial, existem outros modelos de seguro que podem ser importantes para uma empresa, dependendo do ramo em que ela é atuante no mercado. Por isso, é importante contar com o auxílio de um corretor para que você encontre as melhores opções para o seu negócio. Veja alguns tipos de seguros para empresas: 

Para conhecer as melhores opções em seguro para a sua vida, sua família e sua empresa, fale com a Visafran. Nós temos diversas opções de seguros que podem atender as suas necessidades, além disso contamos com uma equipe de corretores capacitada e que darão o suporte necessário para o que você precisar e para todas as dúvidas. Clique aqui e fale conosco agora mesmo! 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

DEIXE UM COMENTARIO!

Deixe uma resposta