Mortes no trânsito: feriados elevam os números, por tanto, dirija com segurança.

A chegada de feriados prolongados como carnaval e festas de final de ano são sinônimo de animação, confraternização e viagem, mas infelizmente, não é só isso. O Brasil registra cerca de 5 mortes por hora em acidentes de trânsito segundo o Conselho Federal de Medicina, número que pode alcançar um crescimento de até 30% em períodos de feriado prolongado, conforme anunciou um levantamento realizado pela Seguradora Líder, responsável pelos pedidos de DPVAT no país. 

As principais causas são o excesso de velocidade – tanto nas rodovias quanto nas ruas – e o consumo de álcool. 

O Conselho Federal de Medicina realizou também um levantamento independente entre os anos de 2009 a 2018, onde apresenta-se que mais de 1,6 milhões de pessoas deram entrada em hospitais públicos com ferimentos adquiridos em acidentes de trânsito envolvendo veículos leves, um custo ao SUS de aproximadamente R$ 3 bilhões. Deste total, a maioria é composta por homens (quase 80%) e pessoas com idades entre 15 e 39 anos (60%). 

O estado de Minas Gerais registrou sozinho 69% de seus acidentes de trânsito como a principal causa para mortes e sequelas graves (invalidez) no ano de 2019. No Brasil, o período entre a semana do carnaval e a quarta-feira de cinzas deste mesmo ano contabilizou 492 pedidos de resgate do DPVAT por morte e 1.980 pedidos por sequelas permanentes, conforme revelou a seguradora responsável pela assistência no país. 

Os acidentes envolvendo motociclistas revelam números alarmantes; dentro do período citado, 77% do total (2.500 ocorrências) envolviam este tipo de veículo, e se considerados apenas os acidentes que envolvem exclusivamente o condutor, temos 81% do total de solicitações do DPVAT. 

No Brasil é proibido dirigir alcoolizado, estando o motorista propenso à apreensão de sua CNH por um ano e de multa no valor de R$ 2.934,70. O condutor que se nega a realizar o teste do bafômetro também está passível de multa e apreensão. 

 

A Visafran possui seguros de automóvel e de vida para sua comodidade, porém, alertamos para sua segurança: dirija com prudência, respeitando a sinalização de trânsito e pensando em todas as pessoas que te amam. Não dirija sob efeito de álcool e drogas, nem sob cansaço extremo. Preze pela sua vida e também pelas vidas das outras pessoas.



COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

DEIXE UM COMENTARIO!

Deixe uma resposta