09_02_blog_carro_reserva_blog

Carro reserva: quando e como utilizá-lo em caso de sinistro

O carro reserva é uma grande facilidade para aqueles que dependem do carro para o dia a dia. Dependendo do seguro contratado, esse benefício traz maior conforto e diminui a dor de cabeça em caso de um imprevisto.

É importante considerar todas as situações possíveis ao contratar um seguro automóvel, para que os detalhes da apólice correspondam às suas expectativas. Assim fica muito mais fácil agilizar os trâmites sem ter que passar por muitos processos burocráticos. 

Neste artigo, explicaremos como funciona a reserva de carro no seguro de carro e como solicitá-lo, se necessário!

O que é um carro reserva?

No momento da contratação do seguro para o seu carro, você deve ter uma atenção especial à possibilidade de um carro reserva, principalmente se no seu dia a dia, você depende exclusivamente dele para realizar suas tarefas. 

Na prática, trata-se de um veículo alugado da seguradora, e concede o empréstimo ao segurado. O principal objetivo é ajudar o cliente a não ficar parado enquanto o carro está sendo consertado ou outro problema relacionado é resolvido.

A maioria das seguradoras oferece este benefício como um complemento da apólice. Em alguns casos, no entanto, é necessário pagar um valor adicional para ter direito ao carro reserva no seguro do carro. Apesar de ser um serviço relativamente comum, gera uma série de dúvidas para o usuário, pois nem sempre é discutido no momento da assinatura do contrato.

Em que situações tenho direito a um carro reserva?

Segundo o regulamento do seguro, o carro reserva poderá ser acionado em caso de perda total, parcial ou roubo veículo segurado. Resumindo, o carro reserva está disponível em praticamente todos os tipos de sinistros que envolverem o seu carro. Mesmo assim, é importante tirar as dúvidas e entender melhor sua apólice antes de assiná-la.

O tempo de disponibilidade do carro reserva para uso do segurado pode variar, assim como as coberturas também variam conforme o contrato e precisam ser discutidas, caso a caso. Dessa forma, é importante que o usuário esteja ciente da necessidade de fazer as simulações no momento da assinatura do contrato para evitar surpresas desagradáveis.

Quanto tempo dura o direito ao carro reserva?

Normalmente, o segurado pode ficar com o carro reserva por sete dias. No entanto, cada situação tem características muito específicas dependendo da situação que ocasionou a ausência do veículo do segurado. Por isso, tudo depende do que está estipulado em apólice do seguro contratado.

Como usar o carro substituto?

O maior receio de quem passa por uma situação onde o carro fica impossibilitado de uso, é enfrentar um trâmite burocrático para conseguir utilizar o carro reserva. O procedimento começa com o contato com a seguradora qual o carro está segurado.

 A seguir, são fornecidas todas as informações sobre o local de retirada do veículo e o período de uso. Normalmente, é indicado ao cliente uma locadora de veículos qual ele poderá retirar o carro reserva. Lembre-se que existem regras especiais para a utilização do carro e a negociação também é baseada no que está descrito no contrato.

Quais são os tipos de carro reserva?

É claro que cada situação tem a suas particularidades e, novamente, tudo depende do tipo de seguro que foi contratado. Por isso, geralmente, os carros destinados a reserva, são carros mais simples, apenas para suprir as necessidades do dia a dia durante a falta do carro original. No entanto, essas questões são, normalmente, informadas e discutidas durante a contratação do seguro para o veículo.

Você ainda tem alguma dúvida em relação ao carro reserva ou relacionada ao seguro auto? Clique aqui e entre em contato com um de nossos corretores, eles terão o maior prazer em atendê-lo e tirar suas dúvidas!

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

DEIXE UM COMENTARIO!

Deixe uma resposta