05-12-blog01-blog

4 perguntas frequentes sobre Seguro Viagem

O seguro viagem é um serviço que precisa ser contratado para que sua viagem seja a mais segura e tranquila possível, aliás para alguns destinos internacionais, esse tipo de seguro é obrigatório. Portanto, esclareça agora as quatro principais dúvidas acerca do seguro viagem.

Se você vai viajar para qualquer destino desse mundão, já deve saber que ter o seguro viagem é fundamental para te livrar dos piores imprevistos e para assegurar que, caso eles aconteçam, você está amparado e terá toda a assistência que precisar. 

Inclusive, depois da pandemia do Coronavírus, em 2020 e 2021, o seguro viagem passou a ser um item que vai muito além da assistência médica e pode ser a solução perfeita para casos de cancelamentos de viagem ou de retorno de emergência ao Brasil.

Principalmente, se você estiver viajando para outro país onde a gastronomia é diferente, a cultura é outra e o sistema de saúde também é outro corre-se o risco de você ser surpreendido com uma dor de barriga, dor de garganta repentina ou, até mesmo, por uma infecção.  

Além disso, ainda existe o risco de você ter sua bagagem extraviada, problemas jurídicos, enfim… Mesmo que você já seja um viajante experiente é sempre bom lembrar que perrengues podem acontecer com todo mundo, não é mesmo? 

Por isso, nos próximos parágrafos trazemos as respostas para as 4 principais dúvidas sobre seguro viagem, Continue lendo para entender e ficar melhor preparado para que a sua próxima viagem seja incrível! Vamos lá?

 

  • O que o Seguro Viagem deve fornecer?

 

Primeiramente, entenda que o seguro viagem é um serviço que presta suporte ao viajante a fim de sanar os mais variados percalços que podem surgir durante o passeio. Aliás, para alguns destinos ele até pode ser obrigatório. 

E são muitas as coberturas básicas que o seguro viagem precisa oferecer, dentre elas estão despesas médicas, hospitalares e odontológicas tanto em viagens nacionais quanto em internacionais.

Se você sofreu algum acidente pessoal ou está com enfermidade que impeçam seu retorno para seu domicílio em condições de passageiro regular, o seguro viagem deve oferecer o regresso sanitário, que é uma indenização das despesas com seu transporte ou traslado. 

Traslado de corpo e traslado médico também são coberturas que devem ser oferecidas pelo seguro viagem em forma de indenização das despesas com essas ocorrências. 

No caso de morte em viagem ou morte acidental em viagem também há indenizações feitas por esse tipo de seguro, incluindo também invalidez permanente total ou parcial por acidente em viagem. 

 

  • Quando o seguro viagem é obrigatório? 

 

Esse serviço é uma exigência para quem viaja para outros países, como França, Cuba, Alemanha, Emirados Árabes, Portugal, Estados Unidos. Isso porque, o seguro viagem, neste caso, tem duas funções muito importantes. 

O viajante estará coberto em caso de imprevisto e o país onde ele está não precisará arcar com gastos emergenciais com o turista. Além disso, o seguro viagem é um serviço cobrado ainda no aeroporto. Caso você não o tenha contratado, irá ter de voltar para casa, sem poder prosseguir viagem. 

Nas viagens nacionais, o seguro viagem não é obrigatório, mas é um serviço recomendado para quem vai viajar de um Estado para outro, já que muitos convênios de saúde somente possuem atuação regional. 

 

  • Existe diferença entre Seguro Saúde e Seguro Viagem?

 

Existe sim. Enquanto o seguro viagem é uma proteção completa que assegura o viajante em vários tipos de imprevistos durante uma viagem. O seguro saúde tem foco em problemas relacionados à saúde do viajante, com mais itens relacionados às emergências médicas.

Por exemplo, se você vai viajar e já tem uma doença preexistente é fundamental certificar se o seu seguro viagem tem esse tipo de cobertura previsto na apólice.  

Em linhas gerais, o seguro viagem presta assistência ao viajante para enfrentar imprevistos de viagem, que podem surgir durante o trajeto, garantindo que você estará amparado em alguma emergência médica ou no extravio de bagagens.

Já o seguro saúde irá te dar suporte  apenas nos problemas relacionados à sua saúde, como consultas de rotina e internações.

 

  • Quando devo acionar o meu Seguro Viagem? 

 

São várias as razões para que ele seja acionado. No entanto, tudo irá depender da cobertura do seguro viagem que você contratou. Geralmente, em casos de acidentes e decorrentes, como morte e invalidez. Os acidentes pessoais que causem lesões físicas que necessitem de cuidados médicos. 

Outra ocasião é para medicamentos que precisem ser comprados, mas é obrigatório que se tenha a receita médica com data correspondente ao período de vigência do seguro viagem. 

Atraso ou cancelamento de voo por parte da companhia aérea por motivos de greve, clima ou problemas com equipamentos. Perda de bagagem com comprovantes da companhia aérea, se a bagagem não chegar em 24 horas. 

Em casos de hospitalização, o seguro viagem pode ser acionado para prorrogação de estadia e para passagem de acompanhante ou ainda nos casos de repatriação ou remoção médica (seja por morte, invalidez ou necessidade médica). 

Agora você já sabe as respostas para as quatro principais dúvidas de quem precisa contratar um seguro viagem. E saiba que pode sempre contar com o atendimento especial e personalizado da Visafran Corretora de Seguros.  

E para não perder as melhores informações sobre o seguro viagem, da Visafran, nos siga também em nossas redes sociais.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

DEIXE UM COMENTARIO!

Deixe uma resposta